Branded Content e Marketing de Conteúdo tem diferença afinal?


Toda. São estratégias de comunicação de marca diferentes.

Quando o consumidor tem contato com conteúdos de Branded Content, ele percebe que é um conteúdo de determinada marca, geralmente comunicado usando recursos de humor ou animação. O que está por trás é uma estratégia de conteúdo, mas que sempre carrega algum tipo de entretenimento, sem perder seu caráter informativo.

Já o Marketing de Conteúdo vai trabalhar temáticas afins ao posicionamento da marca, sem que esta esteja necessariamente explícita. Serão trabalhados valores, crenças e atributos da marca, mas não necessariamente com uma identificação de autoria direta. Ele busca identificação com o consumidor através de valores em comum, ou de soluções para possíveis problemas do consumidor. Estratégias de Marketing de Conteúdo servem para trazer autoridade à marca, buscando engajamento com possíveis futuros clientes.

Como exemplo, pensemos em uma marca de pisos laminados. Uma estratégia de Branded Content poderia ser um vídeo falando que a partir de agora você não precisa mais ficar triste quando sua vizinha de cima chegar em casa caminhando de salto alto, porque o novo piso laminado tem uma camada extra de proteção antirruído. Vamos combinar que todo mundo que mora em apartamentos já rezou para que sua vizinha de cima usasse “confortáveis chinelinhos” ao chegar do trabalho. Então, na impossibilidade de convencer a vizinha, trocar o piso pode ser uma medida eficaz no curto prazo.

Pegando o mesmo negócio como exemplo, através de uma estratégia de Marketing de Conteúdo podem ser trabalhados assuntos como benefícios de momentos de silencio para a saúde, respeito ao meio ambiente (considerando que o produto seja desenvolvido com materiais sustentáveis), e até mesmo assuntos relacionados a momento de bem-estar em família (afinal nosso produto é direcionado para o lar das pessoas).

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