Por que criar uma buyer persona é importante para o seu negócio?


Se você pretende usufruir de todos os benefícios da comunicação na era web, criar a buyer persona (ou personas) é fundamental para sua estratégia de comunicação.

É preciso lembrar que Google, Facebook, Instagram, LinkedIn e muitos outros canais de comunicação digital funcionam através de linguagem algorítmica, ou seja, se você quiser obter os melhores resultados dessas ferramentas, precisa “falar” a linguagem delas. Mas o que a buyer persona tem a ver com isso?

Quando você “parametriza” o perfil de seu cliente (neste caso a buyer persona), você estabelece filtros que serão utilizados na sua estratégia de disseminação de conteúdo. Determinar sexo, idade, escolaridade e região geográfica trará resultados às suas campanhas, mas se você entender a fundo quais são os interesses e motivações de compra do comprador em potencial, sua estratégia pode ser muito mais alinhada ao fechamento da venda, dado que você pode analisar quais os melhores canais e formatos de comunicação para o seu negócio, produto ou serviço.

Identificar questões como o processo em que se deu o conhecimento de sua marca, a relevância (emocional e objetiva) que ela tem para o comprador, a frequência com que seu produto ou serviço é adquirido, quais são as principais “dores” de seu comprador, ou os motivos que o movem, geram boas dicas de como aproximar esse comprador da sua marca.

Um negócio pode ter várias buyer personas, mas lembre que todas elas exigirão estratégias de comunicação diferentes. Então, se a verba está reduzida, talvez seja melhor focar nas prioridades, com chances de trazer resultados maiores ou com menor prazo. Planejar antes é sempre mais barato.

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