Tudo começa e termina em vendas, inclusive a comunicação


Comunicar uma empresa é muito mais do que criar perfis em redes sociais, e passa necessariamente por integrar as áreas de marketing e vendas.

Vendas detém conhecimentos estrategicamente valiosos para qualquer estratégia de marketing, por mais simples que esta seja. Entender o consumidor da marca e as variáveis que influenciam suas escolhas no momento da compra são apenas alguns destes muitos conhecimentos.

As vezes a comunicação está bem direcionada, mas não gera resultados por algum problema na equipe de vendas, que pode ser inclusive um problema simples de comunicação interna. As vezes o processo entre estas áreas simplesmente está desalinhado – quem nunca viu uma empresa onde marketing e vendas são inimigos?

Não tem como desenvolver uma boa estratégia de comunicação sem observar a fundo os processos de vendas. Entender os gaps entre o objetivo e o realizado tem nos mostrado inúmeras oportunidades de aumento de receitas em nossos clientes. Algumas vezes implementar ferramentas fora do campo da comunicação corrige lacunas importantes, e direciona a verba do cliente para aquilo que realmente interessa: o resultado.

Nem sempre aumentar o investimento em marketing reflete em vendas. A empresa pode ter a melhor estratégia de marketing do mundo, mas se o time de vendas não estiver engajado com a proposta o resultado tende a ser abaixo do esperado. Engajar o público interno é tão importante quanto buscar relacionamento com clientes. Uma passadinha rápida no site Reclame Aqui mostra inúmeros cases de grandes marcas, que fazem altos investimentos em mídia e perdem clientes na mesma proporção porque esqueceram de alinhar seus processos internos, ou simplesmente esqueceram de que, para que qualquer campanha tenha sucesso, o pessoal de casa também precisa comprar a ideia.

Curtidas não pagam contas, e relatórios de campanhas de redes sociais e Google apenas demonstram indicadores, que na prática podem não ter interferência nenhuma em vendas. Talvez seu cliente nem esteja nas redes, e talvez quando ele busque por seu produto no Google até já tenha decidido sua compra. Bons resultados em comunicação são aqueles que entregam para o time de vendas oportunidades, os chamados leads quentes. Clientes que estão preparados para receber o contato da empresa para realmente fazer o pedido.

A combinação de pessoas + processos + ferramentas digitais é o caminho para boas estratégias de marketing e vendas. A habilidade de relacionar-se com o consumidor é o grande trunfo das marcas. Tornar a comunicação mais produtiva e melhorar os processos de vendas é a chave do sucesso.

A crença de que tudo começa e termina em vendas foi o fator decisivo para nossa mudança de marca. CUBO Marketing e Vendas define melhor quem somos. Gostamos da adrenalina que vendas trazem, e realmente acreditamos que as possibilidades que o marketing digital abriu são muito grandes para que fiquemos esperando passivamente que alguém acesse redes sociais atrás das mensagens que queremos comunicar.

Não queremos apenas fazer layouts bonitos (nada contra os que fazem), mas gostamos mesmo é de "meter a mão na massa". Trabalhar com clientes e campanhas que se proponham a integrar marketing e vendas de fato.

Nosso propósito é desenvolver soluções de marketing focadas na geração de vendas. é isso que gostamos de fazer. Quer saber o que podemos fazer pela sua marca? Ligue pra gente. ;)

#vendas #marketing

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