Como saber quanto devo investir na marca?


Depende do objetivo que você espera atingir com este investimento. Basicamente podemos dividir este objetivo em institucional (tornar sua marca conhecida para o seu público-alvo) e comercial (comunicar seus produtos e serviços com foco em vendas).

Investimentos no campo institucional (logomarca, website, redes, materiais publicitários) podem ser definidos através de um valor mensal de investimento, que garantam que sua marca tenha frequência e relevância em comunicação. Ações como produção de conteúdo para o site e redes garantem que sua marca seja constantemente lembrada, fomentando o desejo de compra e ganhando espaço na tão disputada mente do seu cliente. Lembre que marcas sempre comunicam. A ausência de presença no ambiente digital pode deixar de agregar atributos importantes ao seu negócio, ou levar seu cliente para a concorrência.

Ações comerciais podem ser pensadas através de taxas de retorno. Planejar o quanto você espera faturar e investir um percentual deste valor em ações de promoção do site, estratégias de inbound marketing ou promoções de vendas é uma das maneiras de calcular este investimento. Estratégias de endomarketing podem fazer parte deste plano também, através de campanhas motivacionais ou mesmo planos de vendas com recompensas ao time.

Vale lembrar que o ambiente digital é fundamental para a maioria dos negócios hoje em dia. Seu site ou rede social podem ser o primeiro contato do seu cliente com sua marca, então estas ferramentas devem estar tão bem posicionadas e ser tão “simpáticas” quanto você espera que seu melhor vendedor seja na sua melhor loja. Observar a experiência de navegação do seu cliente é fundamental para tornar o caminho de compra da sua marca mais atraente e cativante.

Quantas vezes você já abandonou um carrinho de compra por que não se sentiu seguro ou confortável para finalizar o pedido? Ou deixou de comprar algo por que leu um comentário negativo na internet? Seu cliente pode estar se sentindo assim com relação a sua marca. Pense nisso. 😉

#Marca #VerbadeMarketing #Verbadecomunicação #Investimento #Ações

0 visualização