Investir ou não em anúncios durante a pandemia?

Atualizado: Mai 26


Você deve ter se dado conta de que a quantidade de anúncios comerciais diminuiu durante a pandemia. Isso é fato. Segundo dados publicados no jornal Meio e Mensagem, mais de um terço dos anunciantes optaram por pausar os investimentos em publicidade durante a pandemia.


Na contramão, um estudo da Adobe Advertising Cloud descobriu que somente 12% dos consumidores querem que as marcas parem de anunciar, enquanto que 51% esperam anúncios customizados segundo suas necessidades. O relatório entrevistou mais de mil pessoas sobre os tipos de publicidade e sobre os tipos de experiências que estão dispostas a ter (e a evitar), seus padrões de compra e como estão recebendo o conteúdo das marcas sobre a pandemia.


Sem dúvida o melhor resumo para esta situação é a frase do head de marketing da Adobe Advertising Cloud, Ryan Fleisch. Ele diz que "uma solução que cabe em todas as situações não é mais uma opção." As pessoas estão cansadas de serem bombardeadas por propagandas o tempo todo. As pessoas esperam por respostas aos seus questionamentos. E continuarem lendo e consumindo as marcas que souberem responder a estas demandas da maneira mais assertiva possível.


As pessoas estão de fato mais conectadas, mas também estão mais sensíveis. Então se você quer que sua marca continue "dialogando" com seus possíveis clientes faça seu dever de casa: estudo seu consumidor (a persona do seu negócio) a fundo, e ofereça conteúdos que agreguem a ela, e não somente propaganda de algo que você quer que ela consuma.


Outro dado interessante da pesquisa é que houve aumento no consumo entre homens da geração Y (nascidos entre 1980 e 1995) e pessoas que estão trabalhando em tempo integral. Mais da metade dos millenials do sexo masculino estão comprando e gastando mais dinheiro online do que antes da pandemia. E quase metade (48%) dos que estão trabalhando em turnos integrais estão fazendo o mesmo.


Nada será igual depois da pandemia. Provavelmente a publicidade irá seguir esta mesma curva. Tornar a comunicação da sua marca mais empática é um importante componente para sua estratégia de marca agora.


#Instagram #RedesSociais

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